Queda de cabelo pós parto – Como combater a queda capilar

queda de cabelo pós parto, queda capilar, perda de cabelo, produtos para queda de cabelo, como combater a queda capilar

A maternidade traz enormes mudanças na vida da mulher. Uma dessas mudanças está a queda de cabelo pós parto. Durante a gravidez, os fios ficam mais fortes, brilhantes, com as hastes mais grossas e pouca queda. Porém, alguns meses pós o bebê nascer, é comum que os cabelos percam força e aconteça a queda capilar.

É como se os fios que não caíram durante a gestação resolvessem cair todos de uma só vez. A perda de cabelo pós parto incomoda as mulheres e nessa publicação vamos falar um pouco mais porque isso acontece e se tem jeito de evitar esse problema. Além disso, vamos falar os tratamentos mais indicados para prevenir a queda capilar pós parto.

Perda de cabelo pós parto – Por que ocorre?

Durante a gravidez existe um aumento significativo dos hormônios femininos progesterona e estrógeno. Esses hormônios são essenciais para a formação e manutenção da saúde do bebê. Como os cabelos também são influenciados pelas ações dos hormônios, eles se tornam ainda mais bonitos nessa fase. Ficam com mais brilho, mais resistente e com menor queda.

Após o nascimento do filho, a produção desses hormônios reduz drasticamente, impactando também a estrutura dos fios. A queda de cabelo pós parto é um processo natural do corpo feminino, então não se preocupe.

Existem produtos para queda de cabelo e se você não sabe como combater a queda capilar, vamos dar algumas dicas nessa publicação.

Em geral, perdemos entre 100 e 150 fios de cabelo diariamente e, após o parto, essa quantidade fica em torno de 500. Porém, isso não é o suficiente para que você fique careca. Mesmo assim, sabemos o quanto esse problema incomoda as mulheres.

Os fios de cabelo possuem um ciclo de vida que é composto por 3 fases.

  1. Crescimento, que dura anos e na qual estão até 90% dos fios.
  2. Repouso, que dura semanas e na qual os fios não crescem nem caem.
  3. Queda natura, chamada de “telógena”, que dura cerca de 3 meses.

Mais ou menos 10% dos fios do couro cabeludo encontram-se na fase telógena. Desta forma, os cabelos costumam ficar bem, em equilíbrio.

Outros fatores podem contribuir para uma queda capilar mais intensa no período pós parto. O cansaço físico e o stress decorrentes das noites mal dormidas e as deficiências nutricionais por má alimentação.

Como combater a queda capilar pós parto

É importante manter a calma, pois como falamos, a queda de cabelo pós parto é uma fase normal e natural do corpo feminino. Em alguns meses você vai começar a notar muitos fios espetados que são os novos cabelos que irão crescer e restaurar o seu volume de cabelos. Procure sempre descansar e se alimentar bem.

Se a queda persistir por muito tempo, vale a pena consultar seu dermatologista para descartar alguma outra causa da queda capilar como, por exemplo, distúrbios da tireoide ou alguma carência nutricional específica.

A dieta é um fator importante e que ajuda a manter os fios saudáveis. Manter uma dieta equilibrada e rica em nutrientes é fundamental para todos, principalmente para as mulheres no pós-parto. Procure investir em:

  • proteínas, como leite e derivados, ovos e carne;
  • zinco, como castanha do Pará, amendoim, amêndoas e semente de soja;
  • ferro, como beterraba e feijão;
  • vitamina A, como espinafre e cenoura.

Com os primeiros meses do bebê é um pouco complicado que você siga uma alimentação variada. Então a dica é conversar com seu médico e perguntar sobre o uso de multivitamínicos para garantir que todos os nutrientes necessários serão ingeridos na quantidade correta.

Para finalizar, a Pantovin Three Therapy possui produtos para queda de cabelo. Um deles é o Pantovin Cápsulas. Que é um suplemento alimentar à base de vitaminas essenciais para a formação de dentro para fora dos fios dos cabelos, fortalecimento das unhas e rigidez da pele.

Gostou da publicação? Quer saber mais sobre queda de cabelo pós parto, queda capilar, produtos para queda de cabelo e como combater a queda capilar? Entre em nosso blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *